Vivemos em uma sociedade em constante mudança, que vive em busca do novo e de facilidades que supram a correria do dia a dia, com isso as novas tecnologias vêem tomando um espaço cada vez maior nas casas de toda a família seja desde um aparelho eletrodoméstico simples, até o mais sofisticado meio de comunicação como o Tablet que esta se tornando uma “febre mundial”.
O meio digital consiste em todas as ferramentas de tecnologias existentes no mundo, como celular, internet, redes de relacionamento, TVs de plasma, LCD, Tablet, Iphone entre outros. Sabemos que esses meios surgiram pela necessidade de trazer mais facilidades aos consumidores, que estão cada dia mais exigentes e com o tempo mais curto, buscando tecnologias inovadoras que os mantenham conectados com o mundo de forma ágil e rápida.
Hoje se pode dizer que estamos em um novo cenário de vida, com relacionamentos que se dão de maneira diferente de anos atrás, onde o contato não só de pessoas com outras, mas também a comunicação da empresa com seus clientes se dá por meio de internet e cada dia de maneira mais exigente e detalhada, pois o consumidor com a ajuda de redes de relacionamento, consegue analisar melhor a empresa que procura, buscando saber a opinião e a satisfação de pessoas que se encontram em sua rede, com uma simples busca na “Google” por exemplo, ela consegue descobrir todo o histórico da empresa/produto que deseja.
As empresas tendem a filtrar ainda mais o seu público, fazendo por meio de programas, pesquisas que os identifiquem trazendo a eles produtos e informações que se adéqüem a seu perfil, e as redes sociais são uma grande ferramenta para isso, pois trás nelas informações de suma importância sobre os usuários.
Hoje temos jornais e revistas que eram impressos, que adequaram seu perfil a esse novo público, já que a verba publicitária em revistas, por exemplo, caiu de 10% para 7,5% em dez anos, como indicam pesquisas, colocando na internet versões que são atualizadas a todo momentos, desta forma as pessoas podem acessar essas informações onde quer que esteja, por meio de celulares, Iphone, notebooks, tablet, entre outros meios que lhe dêem a oportunidade de acesso a sites e outros.
Após a Terceira Revolução Industrial (década de 70), as novas tecnologias de comunicação foram se desenvolvendo de maneira rápida, criando uma nova sociedade, chamada de “sociedade da informação”. Essa sociedade utiliza desses meios tecnológico não só para se manter informada, mas também para reivindicar seus direitos perante seu governo, podendo expressar de maneira livre seus pensamentos, desde que os mesmos não sejam preconceituosos.
Em Caracas – Venezuela, encontramos um TV comunitária que transformou essa tecnologia em muito mais do que um meio de informação, mas em uma forma de um povo oprimido, que sofre com a ditadura e falta de liberdade de expressão, dar voz a população, onde elas mostram seu dia a dia, tendo um canal aberto onde podem se expressar.
Isso também acontece em outros países, como no Brasil, onde as pessoas utilizam de blogs e redes sociais como Orkut, Twitter, Facebook entre outros, de uma forma livre, debatendo assuntos de seu interesse, fazendo críticas e análises sobre diversos assuntos, e mostrando solidariedade com o próximo, em casos que se tornam públicos como o caso da menina Isabella Nardoni.
Essa infinidade de canais de comunicação dão a população um leque de opção para tudo que necessita, uma das ferramentas mais utilizadas é o site de busca do “Google”, seguindo do “YouTube” e outros. O acesso a esses canais esta cada dia mais facilitado, com Wi-Fi, Bluetooth, que dão aos usuários acesso ilimitado a ferramentas que os norteiam a diversas modalidades.
As compras pela internet também estão em ascendência, países como os Estados Unidos, têm tido um aumento significativo quanto à procura de sites de vendas, desde para compras de supermercado a eletrônicos.
Mas a tecnologia não para por aqui, por ser um mercado de constante mudança é difícil descobrir o que vem a seguir, pois encontramos projetos em que não será mais necessário uma tela ou monitor a nossa frente para acessar conteúdos, navegar na internet, e muito menos assistir a televisão, já se é falado e existente Tvs em que você faz sua programação, acessa a internet entre outras funções em um único equipamento, aparelhos onde você usa a ponta de seus dedos para criar uma imagem digital a sua frente, escolas altamente informatizadas, com lousas digitais, e imagens em 3D, entre outros infinitos meios que nos trazem uma nova realidade, que achávamos que estaria longe do nosso alcance, mas que esta cada vez mais presente em nosso cotidiano.
Não se dá mais para viver sem esses tecnologias, embora tenhamos as tornado uma necessidade, mas hoje o mundo gira em torno dela, e temos que nos adaptar a essas mudanças, até porque nós somos os causadores delas.
Só devemos nos lembrar o quanto é importante uma vida social, e os prazeres que a liberdade trazida pela natureza nos dá, sabendo usar essa tecnologia a nosso favor, e não nos tornando escravos dela.
Fontes de Pesquisa:
· Mundo do Marketing .com.br – “Refletindo sobre o relacionamento no meio digital” – Thiago Terra.
· Wikipédia – “Novas tecnologias de informação e comunicação”.
· Fuloresproducoes.wordpress.com – “Catie TV, Venezuela”.
· Agência Estado – “Revistam buscam modelos de negócios no meio digital”.
· Professor Elvis Fusco – “Novas tecnologias em comunicação”.
· Alain Ambrosi, Valéri Peugeot e Daniel Pimienta – “Desafios de palavras: Enfoques Multiculturais sobre as Sociedades da Informação”.
Nenhum comentário:
Postar um comentário